sábado, 31 de maio de 2008

Tudo é melhor que cinzento

Olho pela janela e vejo, novamente, as bandeiras nacionais nas fachadas das casas. A febre pela Selecção voltou!

Confesso que também eu sou uma adepta convicta da equipa das quinas: já tenho cachecol, bandeira (desta vez não na janela... ordens superiores!), calendário dos jogos à mão e alguma ansiedade e esperança num bom percurso. Muitos criticam esta euforia colectiva que se gera à volta do fuebol. Compreendo. Mas... e qual é o mal?

- O país tem problemas mais sérios. - dizem alguns.

É verdade.

- Os portugueses deviam era perder tempo com outras coisas!

É possível.

- Portugal não é só futebol.

Concordo plenamente.

Mas continuo a perguntar eu:

- E qual é o mal?

Como já deu para perceber, sou totalmente da opinião que Portugal é muito mais que a famosa realidade dos "três F": futebol, fado e Fátima. Revolta-me os milhões que se gastam em futebol quando há portugueses a viver em barracas e a morrerem por não terem assistência médica rápida e eficaz. Lamento que os portugueses só se unam em torno deste desporto e esqueçam todas as outras situações, muitas delas de crise, que o país atravessa. Penso tudo isto.

Mas volto a perguntar:

- E qual é o mal?

Sim... porque, apesar de tudo o que já disse anteriormente, também não vejo mal nenhum em ver um pouco mais de alegria neste país cinzentão. É bonito ver os portugueses a gritarem pela mesma causa, pelas mesma convicções, pelo orgulho nacional. E é bonito porque isso é uma demonstração que nós somos capazes de ir mais longe, que somos capazes de nos unir quando isso é necessário.

Viram o programa "Dança comigo especial" no último fim-de-semama? Afinal os portugueses não lutam juntos só pelo futebol. 360 mil Euros direitinhos para os centros de investigação dos IPOs do Porto, Lisboa e Coimbra! Não é um orgulho?

Ora, o que estou a tentar dizer, é que a euforia em torno da selecção nacional pode ser um ensaio para outras causas, igualmente viciantes.

E um pouco de alegria nunca fez mal a ninguém!

É bonito ver Portugal inundado de verde e vermelho (mais verde do que vermelho, espero eu!). Afinal, tudo é melhor que cinzento.

1 comentário:

Carlos Ferreira disse...

Faço minhas as tuas palavras... Irei divagar pela verde e vermelho deixando o cinzento para trás... bem para trás...

Concordo contigo e estás de parabens pelo teu "post".

Já agora, BOA SORTE PORTUGAL!!! BJ