domingo, 3 de fevereiro de 2008

Então o rei morreu em Lisboa!



Outro dia, numa aula de Estudo Acompanhado (pronto... já descobriram que tenho aquela profissão maravilhosa que toda a gente critica, inveja, mas que ninguém quer ter!), na qual dou aulas com uma colega de História, falava-se da época do Rei D. Afonso Henriques e de como ele percorreu esse país de lés a lés. A dada altura uma aluna perguntou:

- Qual era a capital de Portugal nessa época?

Ao que a minha colega respondeu:

- Na altura, a "capital" era a cidade onde estava o rei. Logo, ia mudando sempre que o rei também mudava de cidade.

Conclusão, quanto a mim inteligente, da minha aluna:

- Então o rei morreu em Lisboa!!!

Depois de uma gargalhada da minha parte, fiquei a pensar naquilo...

Ora, se D. Afonso Henriques, descansa em paz em Coimbra, por que raio Lisboa há-de ser a nossa capital? E respondem os entendidos: "Ah e tal, mas Lisboa é a cidade mais desenvolvida, com mais infra-estruturas e tudo, e tudo, e tudo!"

Pois é exactamente isso que me apoquenta (sempre sonhei usar esta palavra num "local" público!). Será Lisboa a capital por ter tudo isso ou tem tudo isso porque é a capital? Isto parece uma pergunta um pouco parva e com resposta bastante óbvia, mas continuo eu: "Se Alijó fosse a capital, também teria as famosas infra-estruturas (leia-se centros de saúde e assim!)? E Anadia? E Lamego? E Peso da Régua?...

Por isso concluo eu: Não seria bem melhor, o rei continuar a percorrer o país para que a capital também fosse alternando? Teríamos um país homogéneo, com igualdade de ofertas e onde a frase "Portugal é Lisboa e o resto é paisagem" não fazia sentido de existir...

E ainda querem que eu não seja monárquica! Viva o Rei!

1 comentário:

disse...

Por acaso, bem pensado! Acho que não vou conseguir dormir :x

E agora eu dava uma de Ultra dos Super Dragões e dizia com uma pronúncia mesmo feia "Portugal acaba em Leiria" x)

E já tiravas a verificação de palavras, dá um trabalho do caraças!