Algumas pessoas vão achar-me um pouco retrógrada, outros vão-me achar um pouco estranha, mas não faz mal. Eu sou... monárquica!
Por vários motivos.
Numa pesquisa rápida pela net encontra-se a seguinte informação: "Numa monarquia, é ao monarca que é confiada a chefia do Estado por herditariedade, ao contrário das repúblicas onde são os presidentes que recebem a confiança democrática da soberania popular que os poderá reeleger ou não por outro mandato".
Ora... começam logo aqui os meus argumentos.
...que recebem a confiança... Mas digam-me lá: que confiança é que existe hoje em dia na maior parte da pessoas que nos governam? Apesar de todas as sondagens, o que se vê actualmente é uma completa descreditação nos nossos governantes. Pelo contrário, em todos os países em que existe monarquia, as pessoas têm o maior respeito e confiança pela família real. Além disso, grande parte desses países são do mais desenvolvido que existe e são exemplo da dinâmica que deve ter uma nação e de como devem ser tratados os seus cidadãos. São países bem vistos por todos os outros, com um bom sistema de saúde, de ensino e de justiça. São países cujos habitantes têm orgulho na sua nação e nos seus representantes. São verdadeiros países!
Claro que muitos dizem: "e os gastos de uma monarquia?". É certo. Mas quantas vezes nós criticamos os gastos infindáveis dos nossos governantes em carros luxuosos e viagens?
E depois vem, quanto a mim, uma das principais características da monarquia que faz com que eu tenha esta convicção: o rei é uma pessoa efectivamente preparada para o seu cargo. Desde que nasce, é-lhe incutido o gosto pelo seu país, as tradições, a história... mesmo inicialmente não querendo, o futuro rei assimila toda a realidade da nação que vai chefiar.
Não quero, com tudo isto mostrar que sou completamente alheia ao que se passa no meu país. Muito pelo contrário: sempre fui votar (mesmo nos referendos e quando está a chover!), critico, elogio e tento fazer alguma coisa para melhorar o meu país.
Mas que acredito claramente na monarquia, ai isso acredito!
Sem comentários:
Enviar um comentário